5

Conhecendo a comunicação alternativa – Museu de Arte do Rio (MAR) – RJ – 2025.

Foto vertical de Felipe Monteiro conhecendo a comunicação alternativa da biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR), em março de 2025. Ele é branco, cabelos pretos, curtos, corte no estilo militar, com as laterais mais curtas que o topo, onde as pontas estão descoloridas. Rosto alongado, testa alta, barba e bigode cheios, também curtos e pretos. Esboça um sorriso, mostrando os dentes brancos e alinhados. Usa camisa de manga curta, cinza chumbo, com listras verticais pretas e botões pretos, calça branca, tênis preto com solado branco, óculos de sol triangular dourado e uma aliança no dedo anelar da mão esquerda. Os braços e pernas estão flexionados. O direito em diagonal para baixo, apoiado na perna direita, a mão, do mesmo lado, alongada, repousa entre as duas pernas. O esquerdo flexionado para cima. A mão segura uma bengala verde. A perna direita, um pouco mais elevada que a esquerda. Os pés flexionados, com as pontas no piso e os calcanhares em suspenso. Ele está sentado, apoiado na quina esquerda de um cubo branco. O Bloco contém imagens de comunicação alternativa aumentativa aplicadas em suas faces. Na lateral direita, o símbolo para eu (o pictograma de um menino com o dedo apontado para si mesmo). Na face frontal, outro pictograma que representa exposição (a representação de uma sala, no encontro de duas paredes, com quadros e uma estátua no piso. Na face superior, o pictograma para biblioteca, (duas pessoas, uma delas em cadeira de rodas, sentadas frente a frente, em uma mesa. Ao fundo uma estante com livros). Atrás do cubo, sobre o piso preto, parte de dois tapetes de EVA, com revistas espalhadas. Um deles formado por quadrados de encaixe, nas cores lilás, laranja e verde. O outro, por peças no formato de quebra-cabeças, em vermelho, azul, laranja e amarelo. Uma fileira com 4 peças retangulares de encaixe, nas cores laranja, verde, vermelho e amarelo, com letras em preto, estão ao final do tapete. A esquerda e um pouco atrás de Felipe, um homem branco, jovem, com cabelos, pretos, crespos e curtos, sobrancelhas e cavanhaque também pretos. A cabeça está inclinada para cima. Usa óculos com armação triangular preto, uma camisa de mangas curtas, branca, com listras pretas finas e grossas em cinza e marrom, calça e botas também pretas. Braços estão flexionados e ocultos atrás do corpo. Pernas alongadas em paralelo, pés plantados no piso. Ao fundo, da esquerda para a direita, parte de uma estante branca com livros, uma porta em meia altura, com estrutura de aço cinza nas extremidades e linha central horizontal, com o meio na cor cinza, com grafismo em preto, partes de uma pilastra de sustentação em alvenaria, de uma estante e do teto em laje de concreto. Roteiro: Nadia Moreno Consultoria: Felipe Monteiro

Foto vertical de Felipe Monteiro conhecendo a comunicação alternativa da biblioteca do Museu de Arte do Rio (MAR), em março de 2025.

Ele é branco, cabelos pretos, curtos, corte no estilo militar, com as laterais mais curtas que o topo, onde as pontas estão descoloridas. Rosto alongado, testa alta, barba e bigode cheios, também curtos e pretos. Esboça um sorriso, mostrando os dentes brancos e alinhados.

Usa camisa de manga curta, cinza chumbo, com listras verticais pretas e botões pretos, calça branca, tênis preto com solado branco, óculos de sol triangular dourado e uma aliança no dedo anelar da mão esquerda.

Os braços e pernas estão flexionados. O direito em diagonal para baixo, apoiado na perna direita, a mão, do mesmo lado, alongada, repousa entre as duas pernas. O esquerdo flexionado para cima. A mão segura uma bengala verde.

A perna direita, um pouco mais elevada que a esquerda. Os pés flexionados, com as pontas no piso e os calcanhares em suspenso. Ele está sentado, apoiado na quina esquerda de um cubo branco. O Bloco contém imagens de comunicação alternativa aumentativa aplicadas em suas faces. Na lateral direita, o símbolo para eu (o pictograma de um menino com o dedo apontado para si mesmo). Na face frontal, outro pictograma que representa exposição (a representação de uma sala, no encontro de duas paredes, com quadros e uma estátua no piso. Na face superior, o pictograma para biblioteca, (duas pessoas, uma delas em cadeira de rodas, sentadas frente a frente, em uma mesa. Ao fundo uma estante com livros).

Atrás do cubo, sobre o piso preto, parte de dois tapetes de EVA, com revistas espalhadas. Um deles formado por quadrados de encaixe, nas cores lilás, laranja e verde. O outro, por peças no formato de quebra-cabeças, em vermelho, azul, laranja e amarelo. Uma fileira com 4 peças retangulares de encaixe, nas cores laranja, verde, vermelho e amarelo, com letras em preto, estão ao final do tapete.    

A esquerda e um pouco atrás de Felipe, um homem branco, jovem, com cabelos, pretos, crespos e curtos, sobrancelhas e cavanhaque também pretos. A cabeça está inclinada para cima. Usa óculos com armação triangular preto, uma camisa de mangas curtas, branca, com listras pretas finas e grossas em cinza e marrom, calça e botas também pretas. Braços estão flexionados e ocultos atrás do corpo. Pernas alongadas em paralelo, pés plantados no piso.

Ao fundo, da esquerda para a direita, parte de uma estante branca com livros, uma porta em meia altura, com estrutura de aço cinza nas extremidades e linha central horizontal, com o meio na cor cinza, com grafismo em preto, partes de uma pilastra de sustentação em alvenaria, de uma estante e do teto em laje de concreto.

 

Roteiro: Nadia Moreno

Consultoria: Felipe Monteiro

Publicações Relacionadas