Foto horizontal, Felipe Monteiro ministra oficina sobre audiodescrição no museu da vida em janeiro de 2024.
Felipe Monteiro, homem branco, em perfil direito, cabelos pretos curtos, testa alta, sobrancelhas também pretas. Ele sorri, mostrando os dentes brancos e alinhados. Usa camiseta azul claro, de manga curta, com uma estampa branca do projeto, na altura do dorso, calça jeans índigo, óculos de sol de aro dourado.
O braço direito flexionado a frente e acima em diagonal, mão aberta, também em diagonal ascendente, com os dedos levemente curvados para cima, na altura superior do peito, gesticula. O braço esquerdo, flexionado na frente do dorso e a mão esquerda, na altura do peito, segura uma bengala verde. As pernas alinhadas. Ele está falando para as pessoas a frente.
Seis pessoas, um homem negro e cinco mulheres brancas, sentados em cadeiras universitárias, com estofado azul, estrutura de metal preta e prancheta reversível, em acabamento melamínico branco. As cadeiras estão organizadas, horizontal e verticalmente, em fileiras.
Atrás de Felipe, da esquerda para a direita, parte de um vão de entrada e parte da parede lateral da sala, na cor branca, amarelada em tom creme, pela iluminação.
Após o vão, centralizadas verticalmente, duas caixas de comando no estilo industrial, uma vermelha e uma branco gelo, com um botão circular luminoso vermelho e imediatamente abaixo dele, um botão tipo seletor preto. No alto, duas luminárias tipo arandela, acesas.
A direita, um ventilador industrial de piso, com altura coincidindo com as caixas de controle, uma caixa de som em pedestal, na mesma altura, parte de duas cadeiras, uma vermelha, virada na direção de Felipe e outra azul, virada para a frente, onde há parte de um desktop, sobre uma mesa estilo bancada, com acabamento melamínico branco,
A direita, parte de uma mesa longa, em formato orgânico, com acabamento em padrão madeira e pés de metal. Entre a mesa e Felipe, uma cadeira na cor laranja. Apoiados sobre a mesa, alguns materiais, entre eles, um notebook, papéis e um apagador de quadro branco.
Sentada atrás da mesa, parcialmente encoberta por Felipe, uma pessoa branca, com cabelos crespos, pretos, curto e alto. Usa a camiseta azul do projeto e um cordão para crachá verde, pendurado no pescoço. Braço direito estendido, apoiado sobre a mesa. A mão segura uma folha de papel branco, braço esquerdo encoberto.
Ao lado, continuando da esquerda para a direita, atrás da mesa, duas cadeiras, uma amarela e outra vermelha e parte de uma maca dobrável, em melamínico branco, fechada e apoiada na mesa. Em seguida uma smart Tv de aproximadamente 55 polegadas, suspensa por um pedestal de metal com base circular. Na tela, a imagem do notebook, espelhada. Um slide preto centralizado, em fundo lilás. No slide, em branco o título, Auto Audiodescrição, centralizado e três linhas subsequentes com texto alinhado à esquerda.
Em seguida, uma cadeira vermelha, virada de frente para a mesa, duas macas móveis, apoiadas em um armário de escritório, de duas portas, com acabamento em madeira. Atrás dele, a parede lateral direita da sala. Sobre ele um monitor e um desktop pretos. Na parede, também acesas, duas luminárias idênticas e na mesma posição que as descritas anteriormente
Ao fundo, centralizado e ocupando um terço da parede frontal da sala, um quadro branco, com moldura de alumínio. A esquerda, uma folha de papel fixada na parede.
Acima do quadro, no centro da parede e fixada nela, uma tela de projeção recolhida. Acima nas duas extremidades, separadas por um trecho da parede, na parte central, duas janelas estreitas de ventilação.
Na parte superior, parte do teto branco, com um quadriculado, formado por barras verticais e horizontais em alto relevo, e lâmpadas de led circulares, acesas no centro de alguns dos quadrados em baixo relevo.
Roteiro de Audiodescrição: Nadia Moreno
Consultoria: Felipe Monteiro