Este guia apresenta uma proposta de abordagem sobre consultoria musical para a elaboração de roteiros de audiodescrição para concertos de música instrumental erudita, partindo da minha experiência como bacharel e licenciado em música, além de ser professor de piano, teclado, flauta doce, percepção musical e musicalização infantil há mais de 27 anos. Também sou especialista em audiodescrição e em acessibilidade cultural e atuo como consultor nessas áreas.
Ainda, a partir de 2018, surgiu o convite feito pela empresa “Ver com Palavras Audiodescrição” (www.vercompalavras.com.br) para iniciar o processo de consultoria musical para estruturação e elaboração de roteiro de audiodescrição voltado para este tipo de espetáculo específico.
A partir da prática profissional, percebi a carência de estudos acadêmicos sobre o tema, por isso senti a necessidade de fazer uma pesquisa e criar este trabalho com orientações de como introduzir a audiodescrição em concertos.
Assim, este guia não traz conteúdo de formação de um profissional em música ou em audiodescrição, mas sugestões de estruturação de roteiro de audiodescrição para eventos musicais como os concertos. Todavia, vale ressaltar a importância de mais estudos e formação tanto na área da música quanto na área da audiodescrição, com vistas ao aprofundamento e à qualificação.
Neste guia serão abordadas questões como:
– Onde este se aplica e a quem se destina;
– Considerações sobre as salas de concertos, orquestras, instrumentos musicais e suas respectivas descrições;
– Apontamentos sobre cada item do roteiro final de audiodescrição para concertos como notas introdutórias;
– Informações sobre o concerto e a temporada, maestro, obras e compositores, equipe de audiodescrição, grupos musicais, músicos, naipes, descrição dos instrumentos e da sala de concerto, posicionamento dos músicos e movimentos;
– Formação continuada e estratégias de divulgação.
Também há um detalhamento em relação ao roteiro da dinâmica musical, com itens como estrutura do roteiro, movimentos da obra, link de referência, time code (tempo de referência), timbres e naipes, instrumentos em destaque, instrumentos em solo, instrumentos em acompanhamento, dinâmica, intensidade e glossário de termos musicais.
Por fim, a exemplo, apresento um fragmento de um roteiro da dinâmica musical com classificações das sentenças quanto ao timbre, instrumentos em destaque, instrumento em solo, instrumento em acompanhamento, dinâmica, intensidade e termos técnicos.