Foto Vertical de Felipe Monteiro, em visita ao Museu Histórico Nacional, para elaboração do projeto de audiodescrição em março de 2024.
Felipe Monteiro, homem branco, calvo, cabelos pretos curtos, testa alta, sorriso aberto, mostrando os dentes brancos e alinhados. Ele usa uma camisa de manga curta, rosa claro na parte de cima e salmão em tom mais escuro na parte inferior, da cintura para baixo, calça branca, tênis branco, óculos de sol triangular de aro dourado e a alça de uma bolsa tiracolo preta, atravessada no dorso, do ombro esquerdo para a cintura a direita.
Corpo em diagonal e a cabeça levemente voltada para a esquerda, O braço esquerdo flexionado. A mão esquerda na altura do peito, segura uma bengala verde, apoiada no piso de madeira, entre os
pés. O braço direito oculto. As pernas estendidas, a esquerda um pouco à frente da direita. Os pés plantados no chão, com os calcanhares para dentro e as pontas para fora,
A direita, também em leve diagonal, Marina Bafine, uma mulher branca, com a pele bronzeada pelo sol, cabelos castanhos, compridos, cacheados nas pontas, sobrancelhas pretas, olhos castanhos. Sorri mostrando os dentes brancos e alinhados. Ela usa um vestido preto, evasê, acima dos joelhos, sem manga e com decote em “V” e uma sandália aberta preta, com duas tiras finas na frente e uma tira fina contornando o tornozelo. O braço direito flexionado lateralmente ao corpo, com o antebraço em posição descendente e a mão apoiada no quadril. O braço esquerdo está estendido e oculto atrás de Felipe. Pernas estendidas. O joelho direito levemente flexionado para a frente, os pés em paralelo, a frente do pé direito de Felipe. Os corpos formam um ângulo de aproximadamente 90 graus.
. Na extremidade esquerda parte de uma parede perpendicular em tom creme, com um rodapé marrom, encontra com a parede atrás deles, que tem, na extremidade direita, um vão de passagem para outro ambiente, com a espessura da parede na cor preta, parte do piso de madeira e, ao fundo, parte de uma parede caiada, com desgastes pelo tempo e parte do teto, com um spot de iluminação, voltado para a parede e aceso.
Também em tom creme, mas sem rodapé, essa parede tem um texto aplicado em três linhas e em letras minúsculas pretas. Na primeira linha, acima da cabeça deles, em letras grandes, entre o sinal de maior que, com o vão preenchido em verde e o sinal menor que, com o vão preenchido em vermelho, a expressão îandé.
Na segunda linha em tamanho menor, a expressão aqui estávamos e na terceira linha, na altura dos ombros deles, a expressão aqui estamos.
Os dois estão posicionados a direita, ao final do texto, no limite da parede com o vão de passagem.
Roteiro: Nadia Moreno
Consultoria: Felipe Monteiro